Precisamos falar sobre a franquia Evil Dead

06Desde que o cinema surgiu, vários gêneros de filmes vieram com ele e o terror é um deles. Hoje vamos falar de uma franquia que se deu início na década de 80, e atualmente é conhecida como um dos clássicos do terror trash.

02

A franquia começa com o filme Evil Dead (em português A Morte do Demônio), em 1981 por Sam Raimi. Nele conta a história de cinco jovens que vão passar um final de semana em uma cabana isolada nos bosques do Tennessee. Ashley (Bruce Campbell), Cheryl (Ellen Sandweiss), Scott (Richard DeManincor), Linda (Betsy Baker) e Shelly (Theresa Tilly) começam a sofrer estranhas experiências na cabana. Após essas experiências, eles encontram um gravador de fitas junto com um livro, eles então começam a ouvir a fita que foi gravada pelo proprietário da cabana. Nela, eles descobrem que esse livro era o Livro dos Mortos (Necronomicon Ex Mortis), e que sua capa era feita de pele humana e escrito por sangue. É mencionado também na fita uma parte do livro que acaba despertando espíritos que estavam adormecidos.

03

O segundo filme, intitulado como Evil Dead II (em português Uma Noite Alucinante II), em 1987 por Sam Raimi. Começa mostrando uma recapitulação dos principais eventos ocorridos no primeiro filme, com algumas diferenças. Ash agora se vê sozinho na cabana e percebe que os espíritos só possuem força no período da noite e que durante o dia não podem fazer nada, nesse meio tempo ele decide tentar fugir dali, porém chegando na ponte, percebe que a mesma está destruída e com isso, ele está preso no bosque junto com os espíritos. Ash decide então regressar a cabana antes do anoitecer, para tentar confrontar os espíritos e não deixar que eles tomem o seu controle. Enquanto isso, a filha do dono da cabana (Sarah Uriarte Berry), está regressando para lá, junto com um amigo e dois moradores locais que os ajudam a chegar lá, por uma trilha. Chegando no local os cinco se confrontam até que os espíritos regressão com força total.

04

O terceiro filme da franquia, foi intitulado como Army of Darkness (em português Uma Noite Alucinante III), em 1992 por Sam Raimi. Ele começa mostrando uma recapitulação dos dois primeiros filmes da franquia, até o momento em que Ash acaba sendo enviado para o século XIV (16), quando foi feita uma profecia onde mencionava que alguém viria dos céus para encontrar o Necronomicon (o Livro dos Mortos), e iria liderar a batalha dos humanos contra os Mortoais, seres da Escuridão que estão também atrás do livro para o mal.

05

Após um certo tempo, foi lançado o filme Evil Dead (em português A Morte do Demônio), em 2013 por Fede Alvarez. Um remake do filme original de 1981, com alguns detalhes diferentes. Ele conta a história de Mia (Jane Levy), que pede a ajuda de seu irmão David (Shiloh Fernandez), da namorada dele Natalie (Elizabeth Blackmore), e de seus amigos de infância Olivia (Jessica Lucas) e Eric (Lou Taylor Pucci). Para irem com ela na cabana de sua família que fica isolada em um bosque para que ela possa fazer uma desintoxicação de drogas. Chegando na cabana, eles descobrem que o lugar foi invadido e no porão havia um altar com animais mumificados e acabam achando o Livro dos Mortos. Em um determinado momento eles acabam lendo o livro em voz alta. E com isso, acordando os espíritos que estavam a muitos anos adormecidos no bosque.

01

Em 2015, foi lançado o primeiro episódio da série Ash vs Evil Dead (em português Ash vs a Morte do Demônio), uma homenagem para os 30 anos do primeiro filme.A série se passa 30 anos depois dos fatos ocorridos no terceiro filme e mostra Ash tendo uma vida “normal”, onde ele trabalha em um mercado e mora em um trailer. Até que um dia, quando ele está completamente dopado de drogas, acaba lendo o Livro dos Mortos para uma mulher e com isso volta a soltar os espíritos adormecidos. Agora ele se vê novamente com a missão de matar essas criaturas e se salvar.

* BONUS – Curiosidades: O primeiro filme, chegou a ser censurado em diversos países, como Finlândia, Irlanda, Islândia e Alemanha.

O segundo filme só conseguiu ser feito, depois que Sam Raimi e Bruce Campbell, foram para o Cannes na França, apresentar o filme. Após a exibição do mesmo, eles encontraram o escritor e roteirista Stephen King, que estava ali presente para apresentar seu novo filme: CreppyShow. E ele adorou o filme da dupla e assim acabou escrevendo uma crítica positiva do mesmo.

O terceiro filme, possui dois finais diferentes, onde ambos estão presentes no DVD do filme, um deles foi utilizado para dar continuidade para a série de TV.

A série Ash vs Evil Dead, está cheia de referências aos três primeiros filmes da franquia, os efeitos especiais dos demônios e das mortes estão parecidos com os dos filmes, mesmo depois de anos, eles conseguiram manter o estilo Trash. Ela é transmitida pelo canal americano Starz, no Estados Unidos, aqui no Brasil, é transmitida pelo canal Fox Action. E já possui duas temporadas concluídas, e está indo em direção à terceira.

E aí, gostaram do trailer? Quer ver mais? Bom, você pode encontrar os filmes e a série em diversos sites de conteúdo online.
Quer ver outro filme aqui? Escreva para a gente nos comentários